Estoques de café do Brasil são os menores desde 1999, diz Terra Forte

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil registrou estoques finais de café de 4,66 milhões de sacas de 60 kg em 1º de julho, o menor volume desde 1999, pelo menos, afirmou a exportadora Terra Forte em relatório nesta quinta-feira.
A exportadora estimou a safra de café do Brasil 2015/16 em 47,28 milhões de sacas, ante 46,78 milhões de sacas na safra anterior.
Deste total, o volume de arábica foi estimado em 32,05 milhões de sacas, uma alta ante os 29,34 milhões do ano passado, mas a produção de robusta sofreu uma queda para 15,23 milhões de sacas, ante 17,44 milhões ano passado, por causa da seca no Espírito Santo, principal Estado produtor, em janeiro.
A mesa de operações da Terra Forte disse que lotes de amostras e relatórios de produtividade da safra agora em mãos sugerem que futuras revisões de suas estimativas serão para baixo.
A operadora disse que está surpresa sobre como a safra deste ano foi semelhante à do ano passado, no que diz respeito a escassez de grãos maiores.
"Nós atingimos agora um estoque final muito perigoso," disseram, adicionando que as exportações do país devem variar entre 27 milhões e 28 milhões de sacas, mas podem subir até 30 milhões.
(Por Caroline Stauffer e Reese Ewing)
0 comentário
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta
Preços do café estão voláteis, e trabalhavam em campo misto nas bolsas internacionais na manhã desta 5ª feira (18)
Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)
Retorno das chuvas no Sul de Minas Gerais traz certo alívio as lavouras de café
Preços do café seguiam em baixa nas bolsas internacionais na manhã desta 4ª feira (17)