Em Rolim de Moura (RO), clima irregular preocupa produtores rurais de soja
O plantio de soja na região de Rolim de Moura (RO) está atrasado devido ao clima irregular. A falta de chuva preocupa os agricultores e pode impactar no rendimento das lavouras que em algumas áreas já precisou ser realizado o replantio.
Nesta safra, a expectativa é de colher em média 50 a 55 sacas por hectare, pois apesar de atrasado, o plantio ainda se encontra dentro da janela ideal. "Como é uma região muito chuvosa no momento da colheita, os agricultores acabam retardando o plantio para ter uma certeza melhor no final", explica engenheiro agrônomo Jeferson Tauchert.
Ainda assim, a falta de chuva compromete o crescimento vegetativo das plantas e pode resultar em uma queda no rendimento das plantações. Em contrapartida, a baixa umidade é favorável a sanidade, pois dificulta o aparecimento, principalmente, das doenças fungicas como a ferrugem asiática.
"Eles (produtores) precisam ficar atentos ao ataque da lagarta, porque como chove menos, é mais propicio ao ataque da helicoverpa. Mas o controle está sendo feito tranquilamente", ressalta o engenheiro agrônomo.
Neste momento, os produtores seguem atentos ao desenvolvimento do clima para garantir um bom rendimento neste ano. Na região - por se tratar de pequenos e médio agricultores - as operações de comercialização só acontecem após a colheita.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto