Chuva atrapalha colheita mecanizada no MS e safra de cana-de-açúcar vai até março
A safra da cana-de-açúcar deve se estender até março deste ano, isso porque as chuvas contantes estão impedindo a colheita em Mato Grosso do Sul. As máquinas não conseguem entrar nas lavouras e consequentemente, as usinas param de moer por falta de cana.4
Quando a lavoura e a usina trabalham em ritmo acelerado, a safra termina em meados de novembro. Mas nos últimos anos, o clima tem interferido na colheita e o fim passou a ser entre janeiro e março. Com isso, 50% das usinas de açúcar e álcool ainda estão moendo.
Números da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul) mostram que o volume acumulado de cana-de-açúcar processada até o momento é de 43,28 milhões de toneladas, 4% maior em relação ao mesmo momento na safra anterior.
Até a segunda quinzena de dezembro foram produzidas 1,23 milhão toneladas de açúcar, volume 6% menor que a produção registrada anteriormente, que foi de 1,31 milhão de toneladas. Essa retração acontece por vários fatores, como o preço baixo do açúcar e as condições climáticas.
Com o preço do etanol mais competitivo, as usinas preferiram produzir etanol. Por isso, até até 31 de dezembro foram produzidos 611,5 milhões de litros de etanol anidro e 1,94 bilhão de litros de etanol hidratado, resultando 2,55 bilhões de litros de biocombustível produzido, volume 8,26% maior que na safra 2014/2015.
Leia a notícia na íntegra no site Campo Grande News.
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY