Brasil quer questionar subsídios da Tailândia aos produtores de açúcar na OMC
A Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior autorizou o início de um contencioso do Brasil contra a Tailândia no órgão de solução de controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC). O país questionará os subsídios tailandeses aos produtores de açúcar. O órgão com atribuição para abrir o contencioso é o Ministério das Relações Exteriores. A decisão foi tomada em reunião ontem (29), mas divulgada hoje (1°) pelo governo.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, houve manifestações em diferentes comitês da OMC com relação aos subsídios tailandeses, sem mudança nas práticas por parte daquele país. Assim, a Camex decidiu atender à solicitação da União da Indústria de Cana de Açúcar (Unica) do Brasil.
“O conselho de ministros [da Camex] avaliou o pedido dos produtores brasileiros e concluiu que os dados colhidos até o momento são suficientes para embasar o início dos procedimentos [junto à OMC]”, informou o Ministério do Desenvolvimento.
Os representantes dos sete ministérios que compõem a câmara aprovaram também nesta segunda-feira prorrogações de direitos antidumping para calçados e imãs de ferrite importados da China. O procedimento antidumping é usado quando um país comprova que o exportador fixa preços muito abaixo dos valores de mercado do país importador para eliminar a concorrência.
Os órgãos que compõem a Camex são os ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; das Relações Exteriores; da Fazenda; do Planejamento, Orçamento e Gestão; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Desenvolvimento Agrário, além da Casa Civil da Presidência da República.
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY