Exportação de etanol do centro-sul cresce mais de 50% com produção recorde, diz Datagro

SÃO PAULO (Reuters) - A exportação de etanol pelas usinas do centro-sul do Brasil fechou a temporada 2015/16 com crescimento de 53 por cento na comparação com a safra anterior, para cerca de 1,9 bilhão de litros, com o setor aproveitando uma produção recorde para expandir as vendas externas, avaliou nesta terça-feira o presidente da consultoria Datagro, Plinio Nastari.
"Isso reflete a produção recorde na safra 15/16 e o fato de o etanol brasileiro receber um prêmio por ser considerado um combustível avançado", afirmou Nastari à Reuters, ao ser questionado sobre o assunto.
Produtores brasileiros desfrutam de prêmios pagos pela Califórnia, que estabeleceu padrões que favorecem combustíveis de baixa emissão de carbono.
A produção de etanol do centro-sul do Brasil, que responde por mais de 90 por cento do total do país, aumentou 7,6 por cento na safra 15/16 (abril/março) na comparação anual e marcou o terceiro recorde seguido, em meio a uma moagem de cana com volumes históricos que priorizou a fabricação do biocombustível em detrimento do açúcar, informou nesta terça-feira a associação das usinas (Unica).
As vendas externas pelas unidades produtoras do centro-sul, segundo a Unica, representaram 6,6 por cento do total comercializado pelo setor na temporada 2015/16, que atingiu 29,27 bilhões de litros.
Para a nova temporada (2016/17), a Datagro projeta produção e exportações semelhantes às registradas na safra passada para o centro-sul, disse Nastari, sem dar outros detalhes.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY