Petróleo: Venezuela mantém esperança de acordo na Opep devido a maior produção do Irã

SÃO PETERSBURGO (Reuters) - O ministro do petróleo da Venezuela, Eulogio del Pino, disse nesta quinta-feira que o Irã, país que também é membro da Opep, deve chegar aos níveis de produção anteriores às sanções até setembro, o que permitiria um renascimento das conversas sobre um congelamento global de produção de petróleo.
Falando à Reuters nos bastidores do principal fórum econômico da Rússia, em São Petersburgo, Del Pino disse que a ideia do congelamento poderia ser discutida em uma reunião informal entre produtores membros e não membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) na Argélia em setembro.
Ele também disse que irá propor formalmente à Opep a adoção de uma política de "faixas de produção", que poderia permitir que a produção dos países membros flutuasse em uma certa quantidade.
Isto permitiria que a organização não retrocedesse na espinhosa discussão sobre teto de produção e cotas de produção individuais, ele disse.
"Nós teremos faixas de produção e iremos monitorá-las constantemente. Isto daria flexibilidade para corrigir as coisas em tempo real", ele acrescentou.
A Venezuela tem sofrido pesadamente com os baixos preços do petróleo e tem visto sua produção cair, assim como muitos outros países produtores. Mas del Pino disse que a produção deverá se recuperar devido a chuvas que ajudaram na geração de energia, que é essencial para o funcionamento dos campos de petróleo.
Ele disse que a produção do país deverá subir para 2,8 milhões de barris por dia até o final do ano, ante 2,7 milhões de bpd atualmente.
(Por Dmitry Zhdannikov)
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY