Tempestades reduzem potencial de grandes safras de grãos no Canadá

WINNIPEG, Canadá (Reuters) - Chuvas pesadas e fortes ventos devem afetar o potencial para as safras do oeste do Canadá, disseram oficiais do governo, mas a colheita ainda pode ficar acima da média.
Plantações na região de Saskatchewan, a maior província produtora de trigo e canola do Canadá, receberam cerca de 127 milímetros de chuvas, fortes ventos e granizo desde domingo.
As tempestades achataram parte do trigo e podem provocar doenças nas safras de lentilha e ervilhas da província, que são sensíveis a condições úmidas, disse Brent Flaten, porta-voz para o ministério da Agricultura de Saskatchewan, nesta quarta-feira.
"Tudo vai ser rebaixado agora no que se refere ao potencial de rendimento," disse Flaten, acrescentando que as lavouras ainda estão em boa condição em relação aos últimos anos.
A dimensão dos danos à colheita pode não ficar claro por uma semana, dependendo de quão rápido os campos alagados drenem e se as lavouras achatadas se levantarão novamente, disse.
O clima favorável de primavera e verão levou a estimativas de uma colheita acima da média para o oeste do Canadá neste ano. O país é um dos principais exportadores de trigo e o maior exportador de canola.
(Por Rod Nickel)
0 comentário
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no RS
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja
Anec eleva projeções de exportações de soja, farelo de soja e milho do Brasil em dezembro
Arroz/Cepea: Preços têm pequenas reações