Brasil e China vão assinar nove acordos comerciais, diz Serra

Publicado em 02/09/2016 07:13

LOGO REUTERS 2.0

Por Adam Jourdan

XANGAI (Reuters) - O Brasil vai assinar nove acordos empresariais com a China em setores como agricultura, aviação e logística, incluindo um projeto de 3 bilhões de dólares na área de siderurgia no Maranhão, afirmou o ministro das Relações Exteriores, José Serra, em viagem ao país asiático.

Os acordos foram anunciados durante a primeira viagem internacional do presidente Michel Temer, para participar de reunião de cúpula do G20 na China, após substituir Dilma Rousseff, que perdeu o mandato esta semana devido ao processo de impeachment.

A State Grid Corporation vai concluir a compra de participação de 23,6 por cento que o grupo Camargo Correa tem na elétrica CPFL, informou o ministério em comunicado emitido durante uma cúpula comercial em Xangai.

Já a China Brazil Xinnenghuan International Investment vai assinar acordo de 3 bilhões de dólares para a construção "de projetos siderúrgicos em Bacabeira (MA)... e na primeira fase de operação deverá produzir 3 milhões de toneladas de aço".

A Reuters tinha publicado na quinta-feira que a State Grid vai concluir nesta sexta-feira a compra da participação na CPFL.

Segundo o ministério, dentro dos atos a serem assinados durante a passagem de Temer pela China está ainda a venda pela Embraer de dois jatos regionais modelo E190, com três opções de compra, além de 2 jatos executivos Phenom 300 pela companhia aérea chinesa Colorful Guizhou.

Os acordos incluem também a criação do Fundo de Investimento no Desenvolvimento da Agricultura do Brasil e China, com capital de 1 bilhão de dólares, com foco em melhoria de infraestrutura logística, e investimento de 1,5 bilhão de reais em terminal privado de cargas em São Luís.

O ministério citou ainda acordo de venda do controle da gestora Rio Bravo para a chinesa Fosun Property Holdings, mas a operação já havia sido anunciada no país no início do mês passado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário