Produtores aumentam área ocupada com soja na safra de verão em MT
Os agricultores começaram a fazer o plantio da soja em Mato Grosso, o principal estado produtor do grão do Brasil. Por enquanto, ainda é pequeno o movimento no campo.
O agricultor Jefferson Casteli acompanha os primeiros movimentos da plantadeira na fazenda em Primavera do Leste, no sudeste de Mato Grosso, onde irá cultivar 750 hectares de soja. Por enquanto, o plantio se concentra nos talhões irrigados com pivô, que representam 20% da área total. O restante receberá o grão apenas quando o solo estiver com a umidade ideal.
Na última safra a lavoura de Casteli sofreu os efeitos da estiagem e produziu 59 sacas por hectare, número menor do esperado. O agricultor torce para que não falte chuva desta vez, para colher pelo menos 10% a mais em relação à produção passada.
"A gente sempre planta querendo produzir o máximo possível. A minha previsão é que a gente tenha uma produtividade melhor que a do ano passado”, diz Casteli.
A produção para o estado prevista pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária – Imea é de 29,89 milhões de toneladas, com aumento de 7,5% em relação à última safra.
Leia a notícia na íntegra no site G1 - Globo Rural.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto