Produtores aumentam área ocupada com soja na safra de verão em MT
Os agricultores começaram a fazer o plantio da soja em Mato Grosso, o principal estado produtor do grão do Brasil. Por enquanto, ainda é pequeno o movimento no campo.
O agricultor Jefferson Casteli acompanha os primeiros movimentos da plantadeira na fazenda em Primavera do Leste, no sudeste de Mato Grosso, onde irá cultivar 750 hectares de soja. Por enquanto, o plantio se concentra nos talhões irrigados com pivô, que representam 20% da área total. O restante receberá o grão apenas quando o solo estiver com a umidade ideal.
Na última safra a lavoura de Casteli sofreu os efeitos da estiagem e produziu 59 sacas por hectare, número menor do esperado. O agricultor torce para que não falte chuva desta vez, para colher pelo menos 10% a mais em relação à produção passada.
"A gente sempre planta querendo produzir o máximo possível. A minha previsão é que a gente tenha uma produtividade melhor que a do ano passado”, diz Casteli.
A produção para o estado prevista pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária – Imea é de 29,89 milhões de toneladas, com aumento de 7,5% em relação à última safra.
Leia a notícia na íntegra no site G1 - Globo Rural.
0 comentário
Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel
Soja se distancia ainda mais dos US$ 11 com perdas de dois dígitos em Chicago nesta 6ª
Soja segue recuando em Chicago nesta 6ª feira e acumula 20 pts de baixa na semana
Preços da soja caem no Brasil com recuo do dólar e Chicago lateralizado nesta 4ª feira
China endurece regras para descarregamento de navios, alonga prazos e pode comprometer fluxo da soja