Clima deve beneficiar produção de soja em Lucas do Rio Verde (MT)
São Paulo, 07 de outubro de 2016 - Ainda é muito cedo para afirmar, mas os produtores de soja do Mato Grosso estão otimistas com a próxima safra. Depois de um grande período de seca, voltou a chover no estado, favorecendo a fase inicial da cultura. A ocorrência de pancadas de chuva na região melhoraram os níveis de umidade no solo.
A chuva não atingiu toda a região de forma homogênea, por isso muitos produtores ainda aguardam para iniciar o plantio. De acordo com a Climatempo, há previsão de pluviosidade em Mato Grosso até a próxima terça-feira (11), o que deve beneficiar o desenvolvimento das lavouras semeadas.
Em Lucas do Rio Verde, aproximadamente 25% da área total já foi plantada e se o clima continuar favorável, os resultados devem ser positivos. “Ainda não se sabe se vai favorecer a produção, mas a princípio a condição é boa e a planta já está germinando”, explica Carlos Alberto Simon, presente do sindicato rural da cidade.
A relação entre a soja e o clima é bem simples. Sem água, a cultura não se desenvolve. É ideal chover regularmente, pelo menos uma vez por semana, junto a temperaturas amenas. Se a pluviosidade continuar até o final do ano, as chances de uma boa safra são grandes, mas também é preciso ficar atento ao manejo. “Às vezes, o clima é favorável, mas podem surgir pragas na lavoura”, conta Simon.
De acordo com Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo, a previsão para os próximos quinze dias indica chuvas irregulares sobre toda a região Centro-Oeste. A tendência é que o regime de pluviosidade só se torne regular no início de novembro.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto