Aprovação da PEC dos gastos abre perspectiva de recuperação da economia, diz Meirelles

Publicado em 11/10/2016 13:23

LOGO REUTERS 2.0

Por Christian Plumb

NOVA YORK (Reuters) - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta terça-feira que a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita o gasto do governo à inflação do ano anterior mostra que o Brasil está enfrentando questões fiscais e abre uma perspectiva de recuperação da economia.

"O nível de confiança do comércio, da indústria e dos serviços já vêm subindo na expectativa dessa aprovação", disse Meirelles para jornalistas em Nova York.

"A aprovação por larga maioria significa que deve ser aprovada em segundo turno na Câmara e depois é uma indicação excelente para a votação no Senado."

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta terça-feira a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece um limite para os gastos públicos em primeiro turno, dando uma demonstração de força do governo do presidente Michel Temer.[nL1N1CH014]

Para Meirelles, a aprovação da medida mostra para a comunidade internacional que o Brasil está seguindo no processo de ajustes das contas públicas e deve seguir numa rota de crescimento sustentável.

Com relação às críticas de diversos grupos sobre a PEC, o ministro da Fazenda afirmou que as discordância são "legítimas e parte da democracia".

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

Na avaliação do ministro da Fazenda, a aprovação da PEC deve ter um impacto positivo, embora não imediato, na classificação de risco da economia brasileira.

"O item mais importante do downgrade (rebaixamento) do Brasil foi a trajetória da despesa pública. Eu acho que, no devido tempo, com os efeitos dessa medida se concretizando, devemos ver uma melhora de rating."

(Texto Luiz Guilherme Gerbelli)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário