Mercado se mostra dividido sobre tamanho do corte da taxa de juros
A maioria dos investidores prevê que o Banco Central vai reduzir a taxa básica de juros da economia nesta semana, mas há dúvidas sobre o tamanho do corte e, portanto, a velocidade do ciclo de redução dos juros que pode se iniciar.
A taxa Selic, hoje em 14,25%, será analisada pelo Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central na reunião que termina nesta quarta (19). Se for confirmado, o corte da taxa será o primeiro desde outubro de 2012.
A maior parte dos analistas do mercado aposta num corte de 0,25 ponto percentual, mas há quem veja espaço para uma redução ainda maior, de 0,5 ponto percentual.
Levantamento da agência Bloomberg com 55 economistas e instituições mostra que 33 esperam uma redução de 0,25 ponto percentual e outros 19 projetam corte de 0,5. Apenas três preveem a manutenção da taxa no nível atual.
As previsões do mercado se baseiam nos sinais de desaceleração da inflação e avanço da medida proposta pelo governo para ajustar suas contas e frear o crescimento das despesas públicas, aprovada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados.
Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.
0 comentário
Ibovespa fecha em leve alta com baixa liquidez e foco na política
Trump diz que Zelenskiy "não tem nada até que eu aprove"
Dólar tem leve alta reagindo ao cenário político e aos leilões do BC
Zelenskiy vai conversar com Trump sobre fim da guerra na Ucrânia no domingo
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$3,363 bi em dezembro até dia 19, diz BC
Wall St se mantém perto de picos recordes em sessão pós-Natal