Com pouca chuva, escolha correta da variedade de soja é fundamental em MS
Para alcançar o sucesso em produtividade na agricultura é preciso harmonizar diversas questões, uma equação que não é nada fácil. Entre os desafios está a escolha da variedade do grão de soja que será plantado: precoce ou tardia. A opção preferida pelo produtor rural para sua safra interfere diretamente no resultado da produção, de acordo com o analista de grãos Leonardo Carlotto, do Sistema Famasul. “E sabemos que a agricultura depende muito da gestão, da visão e da expertise do produtor”, afirma.
Segundo o especialista, se logo no início do período de semeadura o produtor optar plantar uma variedade precoce de soja, que leva cerca de 90 dias para se desenvolver, a safra tem grandes chances de ser bem sucedida devido às chuvas que geralmente são registradas em outubro e novembro, contribuindo para bons resultados da oleaginosa.
Cuidados na opção
Em Mato Grosso do Sul, a semeadura começou no último 16 de setembro. “No entanto, esse tipo de grão não é recomendado para quem deixou pra plantar mais tarde, depois de outubro”, alerta.
Leia a notícia na íntegra no site A Crítica
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto