Indea pode taxar entrada de agrotóxicos no Mato Grosso
Taxar a entrada de agrotóxicos em Mato Grosso é proposta analisada pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea). O órgão recebeu um estudo sobre a possibilidade de criação da taxa de fiscalização do uso de agrotóxicos, resíduos, componentes e afins, elaborado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap).
O documento foi entregue pelo presidente do Sintap, Francisco Pereira Borges, ao presidente do Indea, Guilherme Nolasco (foto). A direção do Sintap explica que a cobrança da taxa será feita na fonte, sobre a entrada de agrotóxicos em Mato Grosso, nos moldes do sistema adotado para o segmento de sementes. Com a cobrança, aumentará o controle do uso de agrotóxicos no Estado, justifica o Sintap.
A medida traz vantagens para produtores, servidores, sociedade, governo e meio ambiente, sustenta a entidade. A proposta foi submetida à avaliação do Indea e encaminhada para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A expectativa dos proponentes é que seja realizada uma audiência pública sobre o tema. Uma equipe técnica foi designada para avaliar o documento, informa o presidente do Indea, Guilherme Nolasco.
Leia a notícia na íntegra no site Só Notícias.
0 comentário
Anvisa registra melhor resultado da história no controle de resíduos de defensivos agrícolas em alimentos
Indonésia projeta 15,65 mi quilolitros de biodiesel para 2026, leve alta ante 2025
APTA inaugura Centro de Pecuária Sustentável do Instituto de Zootecnia em São José do Rio Preto
A história de um pioneiro que fez a cerejeira florescer no Brasil
Vendas nominais no varejo devem subir até fevereiro de 2026, aponta IDV
Fundepag incentiva debate e aprofunda conceitos sobre agricultura regenerativa