Caso de gripe aviária H5N8 é reportado em fazenda alemã; perus serão abatidos

HAMBURGO (Reuters) - Um caso de alto risco da gripe aviária H5N8 foi confirmado no Estado alemão da Baixa Saxônia e cerca de 16 mil perus da propriedade serão abatidos, disseram autoridades nesta quinta-feira.
O caso foi confirmado em Cloppenburg no norte da Alemanha e é o primeiro caso em uma fazenda na Baixa Saxônia, uma das maiores regiões produtoras de aves da Europa, disse o ministério de Agricultura do Estado.
Diversos países europeus e Israel encontraram casos da gripe aviária H5N8 nas últimas semanas e alguns ordenaram que planteis de aves devem ser mantidos em abrigos fechados para evitar que a doença se espalhe.
A linhagem contagiosa do H5N8 tem sido repetidamente encontrada em aves selvagens em grande parte da Alemanha nos últimos dias e o governo do país endureceu as leis sanitárias para avicultores e alertou que pode exigir que as aves sejam mantidas em abrigos fechados.
A maioria dos surtos envolveu aves selvagens mas a Alemanha, Hungria e Áustria também reportaram casos em granjas de patos e perus domésticos onde todas as aves tiveram que ser abatidas. Um caso foi reportado em uma fazenda na Dinamarca na segunda-feira.
Outro caso foi reportado na região de Salzburgo, na Áustria, nesta quinta-feira em um pato selvagem que testou positivo perto da fronteira com a Bavária. A autoridade veterinária de Salzburgo ordenou que produtores de mais de 40 municípios próximos dos grandes lagos e rios da região mantenham suas aves abrigadas.
(Por Michael Hogan)
0 comentário
Custos de produção de frangos de corte e de suínos aumentam em novembro
Ritmo exportado de carne de frango segue elevado na terceira semana de dezembro/25, mas preços recuam
Carne suína: embarques e faturamento avançam na terceira semana de dezembro/25
Gripe aviária e embargos testaram a avicultura em 2025, mas setor manteve crescimento e reposicionou vendas externas
Frango/Cepea: Carne de frango ganha competitividade frente à suína e bovina
Ovos/Cepea: Preços são os menores para dezembro desde 2022