Parlamentares europeus visitam MS para conhecer situação indígena
Um grupo de parlamentares europeus e do Congresso brasileiro visitou Mato Grosso do Sul para conhecer a situação indígena do estado. Além de identificar possíveis violações de direitos humanos, os políticos devem apresentar propostas para diminuir conflitos, mortes e suicídios nas aldeias.
A comissão esteve no Ministério Público Federal (MPF) e na Assembleia Legislativa, em Campo Grande nesta quarta-feira (7). Nesta noite, embarca para Brasília e, na quinta-feira (8), se reúne com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH).
A comitiva visitou aldeias em Caarapó, região de conflito agrário no sul do estado, na terça-feira (6). Os indígenas não permitiram a presença da imprensa dentro das comunidades. Fotos tiradas por assessores mostram os visitantes nas aldeias.
Pelo menos 75 mil índios de várias etnias vivem em no estado. A demarcação de terras é a maior reivindicação e isso tem causado conflitos com produtores rurais. Segundo o relatório do Conselho Missionário Indigenista (Cimi), de 2003 até 2015, 426 índios morreram no estado. No mesmo período, foram 752 suicídios.
Leia a notícia na íntegra no site G1 - MS.
1 comentário
Nota Oficial – Marco Temporal: FPA vai avançar na discussão da PEC 48/23
Marco Temporal: emenda constitucional finaliza debate sobre o Marco Temporal no Brasil
Senado aprova PEC que insere tese do marco temporal na Constituição
STF marca para 5 de dezembro início do julgamento sobre marco temporal
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$2,984 bi em novembro até dia 21, diz BC
Comissão de Agricultura na Câmara aprova convocação de Lewandowski após escalada de invasões em propriedades rurais
Vagner Pereira da Cruz Abelardo Luz - SC
Vão visitar a FUNAI e a CNDH ???? e os agricultores ??? quem vai visitar??? Quem vai ver as lavouras incendiadas no RS??? Quem vai ver os pedágios que o cidadão paga em Primavera do Leste????
PERGUNTE A ELES : O QUE ELES FIZERAM COM OS ÍNDIOS QUE HABITAVAM SUAS TERRAS ANTES DA COLONIZAÇÃO ???