No município de Chabás, em Santa Fe (Argentina), 80% da produção do ano está perdida, dizem produtores

Publicado em 11/01/2017 14:37

Um vídeo produzido pela Federação Agrária Argentina (FAA), com depoimentos de produtores de Chabás, na província de Santa Fe, reflete o impacto das inundações nesta região.

Segundo os produtores, cerca de 80% da produção do ano "está perdida". Os depoimentos mostram que os produtores da região estão em uma situação bastante grave, na qual alguns já perderam toda a sua safra e muitas pessoas estão sendo prejudicadas por falta de trabalho, já que não conseguem acessar as lavouras.

Ciriaco Fortuna, da cooperativa de carnes alternativas Abel Otaño, calcula que entre 10 a 15 mil hectares foram atingidos pelas inundações no município, além de mais 10 mil hectares que sofreram com granizo na última semana.

O presidente da filial de Chabás da FAA, Juan Luis Di Tello, conta também que parte da pecuária é prejudicada, já que os animais não conseguem sair do campo.

Fortuna lembra que nos últimos 15 dias choveu cerca de 600mm, causando um "dano impressionante". Além da perda de safras inteiras, eles também apontam para uma perda de produtividade naquelas lavouras que ainda consigam se recuperar da situação.

Eles aguardam para que o Ministério da Agricultura da província, junto à nação argentina, possa avaliar uma assistência econômica para os produtores, "porque vai ser um ano muito duro", como destaca Fortuna.

"Teremos que seguir assim e já fazer os planos para a safra do ano que vem, porque este ano já está perdido", diz Mario Casegioni, produtor de Chabás.

Assista ao vídeo:

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário