Chuva intensa atrapalha a colheita em Lucas do Rio Verde e produtor já contabiliza prejuízos
As chuvas que estão caindo em Mato Grosso desde a última semana, fizeram com que o ritmo de colheita da soja safra 2016/17 diminuísse consideravelmente. Em Lucas do Rio Verde, o Sindicato Rural já contabiliza perdas expressivas, onde os produtores que ariscam colocar as máquinas em campo estão colhendo soja com até 30% de umidade.
De acordo com o presidente do Sindicato, Carlos Simon, já são praticamente 8 dias de muita chuva. Em alguns pontos, as chuvas alcançam 100 mm.
“Os produtores que conseguem entrar na lavoura estão tirando soja ardida já. Estão colhendo soja com muita umidade, chegando até 30%, pra secar isso é muito trabalhoso, é muito oneroso para conseguir secar isso ai, então o prejuízo já está instalado. Se persistir essa chuva, o prejuízo vai ser cada dia maior”, comentou Simon.
Em algumas propriedades, onde as chuvas são mais intensas já há relatos de soja estar apodrecendo ainda no pé. Para Simon, é preciso que haja pelo menos 10 horas de sol e uma noite inteira sem chuva, para que o grão seque bem e o produtor consiga colher.
Leia a notícia na íntegra no site Cenário MT.
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira