Consultor traça panorama da safra de verão no sudeste de Buenos Aires, que sofreu com a seca
As chuvas seguem escassas no sudeste de Buenos Aires, na Argentina, mesmo que algumas das zonas tenham se aliviado com 40 a 60mm caídos entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro.
Essa é a situação na região, segundo contou ao jornal La Nación o consultor da empresa Agroestudio Viento Sur SRL, Agustín Bilbao.
Bilbao traçou um panorama por cultivos:
- Girassol: os cultivos em geral estão terminando o enchimento de grãos. Nos campos profundos renderam 2500 a 2800 kg por hectare e nos campos mais rasos, cerca de 2000 kg por hectare.
- Milho: os cultivos sofreram com a seca. Em campos profundos, renderam 7000 kg a 9000 kg por hectare. O milho tardio em solos mais rasos está na fase V12 e sem rendimento definido. O milho de segunda etapa está pequeno, na fase V6. Para Bilbao, neste último caso, é "quase impossível que cheguem à colheita".
- Soja: os lotes transitam pelas etapas R3 a R 5,2 e, em geral, soltos. Nas zonas mais ásperas, algumas sojas não superaram os 50cm de altura e com cobertura de solo de 50% a 70%.
Nas sojas de segunda etapa de plantio, houveram muitos lotes que não obtiveram sucesso por conta da seca. No entanto, a maioria dos que conseguiram emergir estão entre as fases V2 a V3. É muito difícil que o rendimento chegue a 800kg por hectare.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto