Compras em grupo geram economia de 10% a 15% na aquisição de insumos para produtores de MT
De acordo com Botaro, não é somente o câmbio que sinaliza uma boa compra, mesmo com os recursos disponíveis na mão. "Daqui a alguns dias, o câmbio pode estar mais abaixo. É uma posição bastante complicada", diz.
Uma das formas para observar a relação de troca é considerar também o preço das commodities no mercado internacional. Os fertilizantes, por exemplo, que representam 50% dos custos, tiveram uma condição melhor para a compra em janeiro e fevereiro, quando os preços da soja estavam mais acima. No mês de março, com a queda nas cotações, a relação não se mostrou tão interessante como nesses meses, já que o preço dos fertilizantes, em decorrência da queda na soja, subiu.
Portanto, ele destaca que "o melhor momento de compra é a melhor relação, independentemente da época". Ele não vê uma necessidade de comprar "porque hoje existe uma relação boa", apontando que a "relação pode ficar ainda melhor nos próximos quatro a cinco meses".
No caso dos agroquímicos, o volume de utilização vem sendo reduzido ano após ano em função da tecnologia utilizada nas culturas. Este fator limita a utilização desses produtos. A concorrência com produtos clandestinos também faz com que os preços sejam pressionados.
Vantagens da compra em grupo
Botaro conta que a vantagem de se comprar em grupo se dá, principalmente, por conta do volume. "A gente entra comprando um volume expressivo, para uma área grande e fazendo toda a negociação", diz. Com isso, os fornecedores não precisam fazer contato direto com todos aqueles que irão receber este produto, o que se torna uma vantagem tanto para a empresa quanto para os produtores.
Para a próxima safra, a Plantagro compra produtos para 57 mil hectares de soja e 48 mil hectares de milho. 100% dos fertilizantes já foram comprados e, agora, as negociações estão em torno das sementes.
1 comentário
PIB do agronegócio puxa Economia brasileira, porém produtor rural passa por cenário adverso
Taxas de DIs fecham em baixa, mas distantes das mínimas do dia com Flávio Bolsonaro ainda candidato
FAESP e CNA promovem evento sobre a Reforma Tributária e os impactos no agronegócio da Região Sudeste
Infestação de grama-seda e capim-camalote se intensifica e exige manejo mais rigoroso nos canaviais
Tecnologias BASF ajudam a segurar produtividade mesmo com previsão de queda na próxima safra
Plateau® assegura cana livre de matocompetição com aplicação eficiente até em períodos de estiagem
Dalzir Vitoria Uberlândia - MG
Nao só compras em grupo...mas também vendas em grupo... maiores volumes em ambas situações geram preços menores nas compras e maiores nas vendas...
Achei o comentário tao certeiro que fico com uma tremenda curiosidade de saber o que se passa na cabeça do fulano que pontuo NEGATIVO--
Deve ser um atravessador... Carlos Meloni
E' ,,, TEM MUITO BICAO ENTRANDO NA NOSSA CASA