Balança de passagem permite pesar animais soltos no pasto e garante melhor controle da produção
A Sistema Automático de Pesagem em Campo com Envio Remoto de Dados - “BalPass”, desenvolvido em cooperação pela Embrapa Gado de Corte, COIMMA e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), é um equipamento que tem como objetivo possibilitar o acompanhamento da curva de ganho de peso dos animais. A balança permite pesá-los individualmente, direto no pasto.
De acordo como pesquisador da Embrapa, Pedro Paulo Pires, apenas 10% dos pecuaristas possuem o controle diário do ganho de peso de seus animais. O manejo do rebanho até o cocho, onde normalmente ficam localizadas as balanças e os troncos, acabava estressando os animais e - na maioria dos casos - trazendo risco de lesão na carcaça. "O produtor não gosta de pesar, porque realmente era uma atividade estressante ao animal, mas o fato de não pesar também prejudica o controle da produção", diz.
Agora a nova tecnologia permite a auto pesagem. A balança de passagem é instalada no meio de um corredor que afunila a chegada dos animais até o bebedouro, ela é cercada por postes com sensores. Assim, todas as vezes que o animal foi beber água ele obrigatóriamente será pesado identificada por brincos eletrônicos.
As pesagens são avaliadas e após validadas pelo sistema são transmitidas via antena para um portal e/ou aplicativo, associados ao software que analisa as informações. Os equipamentos podem funcionar por energia gerada por paineis solares que acompanham a BalPass.
"Esse tecnologia permitirá que o pecuarista tenha um controle diário do ganho de peso dos seus animais. Saber quais estão respondendo melhor a alimentação e, assim, ter informações para realizar planejamento estratégicos. Isso é a pecuária de precisão", acrescenta Pires.
0 comentário
Média diária exportada de carne bovina cresce 48,9% até a segunda semana de dezembro/25
Scot Consultoria: A semana começa sem alterações nos preços em São Paulo
Época das águas impulsiona a recria do gado, mas exige atenção redobrada ao manejo
Demanda externa garantiu sustentação da arroba bovina em 2025
Demanda externa garantiu sustentação da arroba bovina em 2025
Final de ano mantém mercado do boi gordo travado