Na CBOT, soja fecha pregão desta 5ª feira em alta com valorização do trigo e clima nos EUA

Publicado em 15/06/2017 17:24

Nesta quinta-feira (15), os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago (CBOT) encerraram o dia em campo positivo. Após iniciarem a sessão em queda, os contratos da oleaginosa voltaram a subir e finalizaram o pregão com ganhos entre 3,00 e 5,00 pontos. O agosto/17 operava a US$ 9,38 por bushel, enquanto o novembro/17 era cotado a US$ 9,44 por bushel.

De acordo com informações das agências internacionais, os participantes do mercado continuam atentos ao clima no Meio-Oeste dos EUA e os possíveis impactos nas lavouras recém-cultivadas. Os mapas climáticos voltaram a indicar chuvas em algumas localidades, porém, as informações ainda são divergentes.

Além da incerteza climática, a forte valorização registrada nos preços do trigo também impulsionaram as cotações da oleaginosa. Os contratos do cereal subiram mais de 11 pontos, uma alta de mais de 2,5% na Bolsa de Chicago nesta quinta-feira.

Por sua vez, o trigo encontrou suporte nas preocupações com o clima nos EUA e também e em outras importantes regiões produtoras. “A compra também foi encorajada por preocupações com o clima fora dos EUA, especialmente com apreensões na União Europeia e na Ucrânia", destacou Richard Feltes no RJ O'Brien, ao Agrimoney.com.

Outro fator que também garantiu o tom positivo aos negócios foi o boletim de vendas semanais do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). Na semana encerrada no dia 8 de junho, as vendas do grão somaram 340,2 mil toneladas da safra velha.

Com esse total, o acumulado na temporada chega a 58.937,4 milhões de toneladas de soja. No mesmo período do ano anterior, o número era de 49.270,2 milhões de toneladas do grão. Da safra nova, o volume indicado ficou em 314 mil toneladas da soja.

Já a Associação Nacional de Processadores de Oleaginosas dos EUA (NOPA) indicou o esmagamento de soja no país em 4,06 milhões de toneladas no mês de maio. O volume ficou acima das expectativas dos participantes do mercado, que variavam entre 3,84 milhões a 3,99 milhões de toneladas.

O número também ficou acima do registrado em abril, de 3,8 milhões de toneladas. No mesmo período do ano anterior, o esmagamento foi de 4,14 milhões de toneladas.

"Os dados do NOPA e o relatório de vendas para exportação foram positivos aos preços da soja nesta quinta-feira", afirmou Jack Scoville, analista sênior de mercado da Price Futures Group, em entrevista ao Agriculture.com.

Mercado brasileiro

Devido ao feriado de Corpus Christi, comemorado nesta quinta-feira no Brasil, não houve negociação no mercado interno. A comercialização deverá ser retomada nesta sexta-feira (16). Clique aqui e confira informações desta quarta-feira. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário