Paraguai: governo se posiciona contra imposto, mas deve aumentar IVA da soja para 10%
Diante de pecuaristas, industriais e comerciantes, a ministra da Fazenda do Paraguai, Lea Giménez, reforçou sua postura de recusa ao imposto sobre a exportação de grãos durante a Expo Internacional da Indústria, Pecuária, Comércio e Serviços, realizada no país neste final de semana.
O presidente da Associação Rural do Paraguai (ARP), Luis Villasanti, informou que "ela reforçou a sua recusa à exportação. Disse que isso iria afundar o país".
De acordo com os dados, os empresários também aproveitaram o encontro para pedir à secretária do Estado a confirmação de uma mesa de diálogo. "Que deem participação para aqueles que vão terminar pagando", disse.
Diante deste requerimento, Giménez se comprometeu com o empresariado a realizar este diálogo diante de uma eventual mudança no cenário tributário.
O governo se opõe a um imposto sobre a exportação e planeja, como alternativa, elevar a taxa do IVA de 5% para 10% para a soja e equiparar as regras do imposto para a renda agropecuária (Iragro) com o imposto para a renda de atividades comerciais, industriais e serviços (Iracis).
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Prêmios da soja 25/26 começam a semana positivos no Brasil e mercado, afirma Brandalizze, é comprador
NOPA: Esmagamento de soja dos EUA é recorde para novembro, mas fica abaixo do esperado
Soja intensifica baixas em Chicago nesta tarde de 2ª feira
Agrural: Chuvas se regularizam e lavouras de soja têm boas condições no Brasil
Soja/Cepea: Negócios se aquecem no spot
Soja: Mercado opera em campo misto e com estabilidade na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira