Etanol de milho no Brasil é viável com saca do cereal entre R$ 16 e R$ 24, diz consultor

Publicado em 17/10/2017 10:42

LOGO REUTERS

Por José Roberto Gomes

RIBEIRÃO PRETO (Reuters) - A produção de etanol de milho no Brasil só é viável quando os preços da saca do cereal estão entre 16 e 24 reais, intervalo considerado como o ponto de equilíbrio ("break-even") para a fabricação do biocombustível, disse nesta terça-feira o consultor Ericson Marino, da Ericson Marino Consultoria.

"Com base em vários estudos, várias fontes, sabemos hoje que o custo do milho para produção de etanol precisa estar entre 16 e 24 reais para viabilizar o processo", disse durante palestra na 24ª Reunião da Canaplan, em Ribeirão Preto (SP).

"A garantia do fornecimento de milho depende da capacidade de armazenagem das usinas e a fixação de preços na BM&F", acrescentou Marino.

Atualmente, Mato Grosso é o único Estado que fabrica etanol a partir do milho, já que é o maior produtor nacional do grão e, graças a isso, tem oferta suficiente para garantir preços mais atrativos às usinas produtoras.

O preço do milho em Mato Grosso está em 14,62 reais/saca, segundo indicador do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea). Já na região de Campinas (SP) a cotação do produto está em torno de 32 reais/saca, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

No total, Mato Grosso conta quatro unidades que fabricam etanol de milho, sendo três "flex", que também usam cana-de-açúcar para se fazer o biocombustível, e uma exclusivamente voltada ao álcool de milho, a FS Bioenergia, inaugurada oficialmente em agosto.

Naquela ocasião, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse que a a produção de etanol de milho serviria como um mecanismo para sustentar os preços do cereal.

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário