Clima: La Niña está estabelecido, afirma serviço australiano de meteorologia

Publicado em 05/12/2017 09:43

LOGO nalogo

O Oceano Pacífico atingiu níveis de temperatura que já caracterizam a ocorrência de um novo fenômeno climático La Niña, segundo reporte nesta terça-feira do serviço australiano de meteorologia, Bureau of Meteorology (BOM, na sigla em inglês). Os modelos climáticos, no entanto, sugerem que o evento será fraco e de curta duração, persistindo até o início do outono de 2018 no hemisfério Sul.

Escala criada para caracterização de fenômenos climáticos - Fonte: BOM
Escala criada para caracterização de fenômenos climáticos - Fonte: BOM

"Sinais de La Niña no Pacífico equatorial aumentaram durante a primavera. O Oceano Pacífico tropical do centro para o leste esfriou de forma constante desde o inverno, e agora está no limiar de La Niña (0,8°C abaixo da média). Os indicadores atmosféricos, incluindo o Índice de Oscilação do Sul (SOI), os ventos e as nuvens, também mostram padrões claros de La Niña", disse o serviço em nota.

Segundo o BOM, para que 2017/18 seja classificado com um período de La Niña ainda é necessário que o evento dure pelo menos três meses. Os modelos climáticos pesquisados pelo serviço australiano sugerem que, embora o evento possa persistir até o verão do hemisfério sul, ele será mais fraco que o forte La Niña registrados nos anos de 2010 e 2012.

Modelos apontam que a ocorrência do fenômeno La Niña, a região Sul do Brasil pode ter falta de chuva ou intensificação de veranico. A situação demanda atenção uma vez que as culturas de verão, como a soja e milho que estão em plantio e serão colhidas nos próximos meses, podem ser afetadas. No Norte, as chances são de chuvas acima da média em alguns estados. Mapas do Inmet já mostram esses reflexos. Para o Centro-Oeste e Sudeste, todo tipo de fenômeno pode ser esperado.

Evolução La Niña nos últimos meses (Foto: The Climate Prediction Center/NOAA)
Temperaturas da superfície do Oceano Pacífico. As áreas azuis são mais frias do que a média, enquanto as áreas laranja são mais quentes do que a média (Foto: The Climate Prediction Center/NOAA)

Em outras localidades ao redor do globo, o fenômeno também pode favorecer mudanças climáticas. Como o aumento das chuvas no Sudeste Asiático e Austrália. Para os Estados Unidos, o NOAA disse recentemente que a perspectiva favorece temperaturas acima da média e precipitação abaixo da média em toda a parte Sul do país, enquanto a parte Norte do país poderia ver temperaturas abaixo da média e acima da precipitação mediana.

Os Estados Unidos disseram no mês passadoque um fraco La Niña se formou em outubro e tem 64% de chances de durar até março.

Em entrevista recente ao Notícias Agrícolas, o professor Expedito Rebello, coordenador geral do Inmet, disse que o escritório australiano costuma ser bastante criterioso ao elevar e confirmar fenômenos climáticos. "Eles são muito duros. A Austrália deve sofrer impactos diretos com o La Niña, como enchentes em algumas áreas e secas em outras", explicou o especialista.

Anomalias semanais de temperatura no Pacífico tropical - Foto: BOM
Anomalias semanais de temperatura no Pacífico tropical - Fonte: BOM

Reflexos no mercado de commodities

Informações reportadas pela agência de notícias Bloomberg dão conta os preços das commodities agrícolas, incluindo o milho, a soja, o trigo, o algodão, o açúcar e o café podem aumentar e ser voláteis durante todo o ciclo de La Niña. Além disso, a produção de algodão da Austrália pode se beneficiar com as chuvas no país, segundo o grupo da indústria Cotton Australia em outubro.

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Joelson Resende Gondim Ilhéus - BA

    A La Nina está se estabelecendo e estenderá sua influência no Brasil nas regiões Sul, Norte, Sudeste e CO. Pergunto: o Nordeste deixou de existir no Brasil?, O NA não fez nenhum comentário sobre a influência do fenômeno em nossa região.

    9
  • Danilo Julio Antonowiski Paranatinga - MT

    O climatologista Luis Carlos Molion acertou em cheio suas previsões!! ano de 2018 será confirmado em 100% o La Niña!!

    Dica ao jprnalista Aleksander Horta: entreviste novamente o Dr. Molion porque ele deve ter novidades e nos ajudará a tomar decisões para próxima safra!!

    3