Guariba (SP): cana velha estacionará produtividade, com algumas ‘ilhas’ acima de 100 t/ha por rotação, meiose e MPBs
Publicado em 15/02/2018 15:47
Média em 18/19 de 80 t/ha, com total de 6,5 mi/t, em 80 mil/ha, sendo 10 mil de renovação de cana para safra 19/20. Soja na reforma cresce, mas amendoim ainda predomina.
Podcast
Guariba (SP): cana velha estacionará produtividade, com algumas ‘ilhas’ acima de 100 t/ha por rotação, meiose e MPBs
Download
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Giovanni Lorenzon
Fonte:
Notícias Agrícolas
1 comentário
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol
Preços do açúcar ampliam perdas nesta 3ªfeira (16) pressionados por petróleo em baixa
Moagem de cana-de-açúcar atinge 16 milhões de toneladas na segunda quinzena de novembro
dejair minotti jaboticabal - SP
Giovanni, não podemos dourar a pilula na região de Guariba (SP) - das 3 usinas citadas, a maior não permite amendoim em reforma, é uma cultura (decisão tomada quando o amendoim era todo manual) da empresa, a outra é um grupo empresarial que evita amendoim em suas áreas, e a terceira permite aos seus fornecedores com capacidade técnica a preferencia. Os plantadores de amendoim tem que procurar longe terra para arrendar ou pagar um arrendamento para proprietários de áreas maiores, em um valor que estrangula o custo de produção. A soja, com o advento do plantio e colheita mecanizada, que redundou em uma modificação nos talhões sistematizados para adaptar às maquinas, é ofertada aos grandes fornecedores das unidades e serve como moeda de troca. As unidades industriais com açúcar a 13 cents e tendo que modificar dentro de um certo limite a relação açúcar/etanol, não remunerará o produtor de cana como se o açúcar estivesse a 18-20 cents por libra peso. O mercado muda..., resta saber se produtor vai estar na atividade no final. O Renovabio, criado por políticos nordestinos para aumentar os ganhos com uma cultura deficitária, será bom para o sudeste se rodar em 2020, e consiste em produzir mais biocombustíveis (álcool) e gerar Cbios. Produzir cana o ano inteiro e até montar usinas mix e produzir etanol de milho. Investimentos em microbiologia de solo dispensará rotação com leguminosas em áreas de usinas e de grandes fornecedores. Aos pequenos e médios restará pensar seriamente em produzir grãos, pois nenhuma usina vai deslocar a frente de plantio ou colheita para trabalhar 20 alqueires. Está na hora de montarmos a co-irmã ASSOCIGRÃOS... Com a palavra os lideres do setor.
Dejair, quero ver onde vai parar o biocombustível com a chegada do carro híbrido e elétrico.
Terra vai ser pra produzir comida.