Cafeicultores brasileiros vão pedir que OIC coordene implementação de regras claras para divulgação de estimativas de safra

Podcast
Cafeicultores brasileiros vão pedir que OIC coordene implementação de regras claras para divulgação de estimativas de safra
DownloadArnaldo Bottrel, presidente da Associação dos Sindicatos Rurais do Sul de Minas (Assul), conversou com o Notícias Agrícolas diretamente da 17ª FEMAGRI, em Guaxupé (MG), para comentar as atuais estimativas sobre a safra de café e o seu impacto nos preços.
Bottrel avalia que a safra deverá, sim, ser maior do que no ano passado, mas que "ainda é uma safra a colher". Alguns fatores ainda podem trazer perdas até a colheita, como a granação, o tamanho da peneira e o clima na reta final. "É precipitado falar em superssafra".
O presidente também questiona a metodologia utilizada pelas empresas que divulgam suas estimativas, já que não existe um georreferenciamento do parque cafeeiro nacional. O Conselho Nacional do Café (CNC), do qual a Assul faz parte, irá realizar um seminário para tratar desse assunto, com a presença da Organização Internacional do Café (OIC).
Desta forma, o objetivo é que sejam estabelecidas regras, bem como alertar para a necessidade de essas metodologias serem registradas. Bottrel aponta que a situação, da maneira que vem se desenrolando, prejudica os preços e os cafeicultores, que podem acabar precisando de medidas como prorrogação de dívidas e políticas de opção.
Ele também salienta que o setor precisaria se unir para levar suas demandas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), bem como o governo precisaria ter "o ouvido mais aberto para ouvir a cultura que mais emprega no Brasil".
No que diz respeito à produção, ele acredita que os cafeicultores devem prezar pela qualidade para conseguir vender um café diferenciado, com preços também diferenciados.
0 comentário
Disparada do dólar consolida quedas nos futuros do café arábica no fechamento desta 6ª feira (05)
Cafeicultor de MG vira a primeira lenda brasileira do café especial do mundo
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores