Governo anunciará reajuste ao Bolsa Família em 1º de maio e busca aumento acima da inflação, diz fonte

Publicado em 26/04/2018 08:21

LOGO REUTERS

(Reuters) - O governo do presidente Michel Temer anunciará no dia 1º de maio um reajuste no benefício do Bolsa Família e técnicos ainda trabalham nos cálculos para definir o percentual do reajuste, para que ele fique acima da inflação, disse à Reuters uma fonte com conhecimento do assunto.

Essa fonte, que falou sob condição de anonimato, garantiu que, na pior das hipóteses, o reajuste vai repor a inflação, mas que o desejo do governo é dar um aumento real. Os cálculos que estão sendo feitos visam estabelecer quão cima da inflação poderá ser o aumento.

A definição esbarra no desejo do governo de poder continuar afirmando que a entrada no programa social segue zerado. O ajuste fino, portanto, visa um reajuste que mantenha uma folga financeira capaz de manter essa fila zerada.

"Mas a fila depende também do pente-fino. O que queremos é que as economias que estamos fazendo também no auxílio-doença do INSS sejam levadas em conta para dar aumento acima da inflação", disse a fonte à Reuters.

Em junho de 2016, pouco depois de Temer assumir como presidente interino em meio ao processo de impeachment de Dilma Rousseff, o governo anunciou um reajuste de 12,5 por cento no benefício médio do Bolsa Família.

O reajuste, a ser anunciado na próxima semana, acontece em ano de eleições gerais. Temer, apesar da baixa popularidade, não descarta a hipótese de buscar nas urnas em outubro um novo mandato presidencial.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário