UE fará representação na OMC contra tarifas dos EUA, diz comissária

A União Europeia ingressará com representação junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a decisão dos Estados Unidos de impor tarifas sobre o aço e o alumínio da UE, disse a comissária de Comércio do bloco europeu, Cecilia Malmstrom, em comunicado.
"Os EUA buscaram usar a ameaça de restrições comerciais como uma alavancagem para obter concessões da UE. Este não é o modo que fazemos negócios, e certamente não é o modo entre antigos parceiros, amigos e aliados", disse.
"Agora que temos clareza, a resposta da UE será proporcional e em acordo com as leis da OMC. Nós iremos agora desencadear uma caso de resolução de disputa na OMC, já que essas medidas dos EUA vão claramente contra regras internacionais acordadas", acrescentou.
"Nós também iremos impor medidas de reequilíbrio e tomar quaisquer passos necessários para proteger o mercado da UE de desvio comercial provocado por essas restrições dos EUA".
(Por Alastair Macdonald)
0 comentário
Governo tem reuniões semanais com autoridades dos EUA sobre tarifaço, diz Márcio Rosa
Dólar sobe para R$5,20 em dia de alta global da moeda norte-americana
Economistas preveem que El Niño elevará a inflação no Brasil, mostra consulta do BC
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$8,196 bilhões em junho até dia 19, diz BC
ANP vê queda paulatina nos preços internos de combustíveis após acordo entre EUA e Irã
Expectativa de juros altos nos EUA impulsiona dolár e câmbio no Brasil fica acima de R$5,20