Bovespa recua em dia de vencimentos, com Fed no radar

Publicado em 13/06/2018 12:06

LOGO REUTERS

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa paulista mostrava fraqueza na manhã desta quarta-feira, após uma abertura mais positiva, em sessão marcada pelos vencimentos de opções sobre o Ibovespa e do índice futuro, enquanto agentes financeiros aguardavam o resultado da reunião de política monetária do banco central dos Estados Unidos.

Às 11:59, o Ibovespa caía 0,67 por cento, a 72.264. Na máxima, se aproximou de 73 mil pontos, ao subir 0,3 por cento. O volume financeiro do pregão somava 2,6 bilhões de reais.

Na véspera, o Ibovespa subiu 0,6 por cento, encerrando uma série de cinco quedas seguidas, em que acumulou perda de 8 por cento, com os negócios afetados pelas incertezas no cenário político-eleitoral e sobre o ritmo da economia brasileira.

"As atenções nesta quarta estão voltadas para o Fomc (comitê de política monetária do banco central dos EUA), que deve aumentar a taxa de juros e consolidar as quatro altas esperadas para este ano, em virtude do cenário inflacionário convergindo para a meta nos Estados Unidos", destacou o analista Vitor Suzaki, da Lerosa Investimentos.

O comunicado com a decisão do Federal Reserve (Fed) e as suas novas projeções serão divulgados às 15h (horário de Brasília). O chair do Fed, Jerome Powell, falará à imprensa meia hora depois.

Antes da decisão do Fed, Suzaki ressaltou que os vencimentos de opções sobre o Ibovespa e do índice futuro devem adicionar volatilidade aos negócios.

No exterior, Wall Street mostrava o S&P 500 em alta de 0,04 por cento, enquanto o europeu FTSEurofirst 300 operava estável. O índice MSCI de ações de mercados emergentes caía 0,43 por cento. O dólar cedia 0,17 por cento ante uma cesta de moedas.

DESTAQUES

- BRF caía 4,88 por cento, no pior desempenho do Ibovespa, tendo no radar notícia de que a companhia vai desativar uma linha de produção de carne de peru em Mineiros (GO), em razão dos impactos de restrições à exportação. No ano, os papéis da contabilizam uma perda ao redor de 45 por cento.

- CIELO perdia 4 por cento, a 14,79 reais, após ter tocado 14,69 reais, menor patamar intradia desde setembro de 2013. Um gestor ouvido pela Reuters atribuiu o movimento à pressão vendedora em razão de perspectiva de maior competição no setor de meios eletrônicos de pagamentos

- PETROBRAS PN cedia 1,55 por cento e PETROBRAS ON recuava 0,99 por cento, apesar da alta dos preços do petróleo no exterior, enquanto seguem as incertezas sobre a autonomia da petrolífera de controle estatal.

- BANCO DO BRASIL recuava 2,04 por cento, após alta na véspera, na segunda sessão consecutiva de perdas para o setor bancário no Ibovespa. ITAÚ UNIBANCO perdia 0,65 por cento, BRADESCO PN cedia 0,85 por cento e SANTANDER BRASIL UNIT tinha queda de 1,99 por cento.

- GERDAU PN caía 0,55 por cento, após ser condenada em segunda instância em ação antitruste que prevê multa milionária. A empresa irá recorrer. CSN subia 0,59 por cento e USIMINAS PNA cedia 0,24 por cento.

- ELETROBRAS ON tinha acréscimo de 3,7 por cento, após o governo dizer na véspera que irá priorizar a aprovação de um projeto de lei sobre a privatização de distribuidoras da elétrica de controle estatal. ELETROBRAS PNB subia 2,97 por cento.

- GOL PN valorizava-se 3,16 por cento, encontrando suporte na trégua do fortalecimento do dólar ante o real, que voltou ao patamar ao redor de 3,70 reais.

(Por Paula Arend Laier)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário