Vendas de soja do Brasil avançam para 84% do total da colheita 17/18, diz Safras

SÃO PAULO (Reuters) - Os produtores de soja brasileiros aceleraram as vendas para a safra atual e da próxima colheita, um sinal de forte demanda e preços atraentes, de acordo com dados da consultoria Safras & Mercado divulgados nesta sexta-feira.
A Safras disse que as vendas de 2017/18 representam 84 por cento da produção, ante 74 por cento no igual período do ano passado e 82 por cento na média de cinco anos.
No levantamento do mês passado, a Safras havia registrado vendas de 77,5 por cento da produção já colhida.
A consultoria estima que o Brasil produziu 119,419 milhões de toneladas de soja na temporada 2017/18. Com base nesse número, a projeção do total de soja já negociada é de 99,934 milhões de toneladas.
Para a nova safra, cujo plantio deve começar em setembro, a Safras vê as vendas antecipadas em 18 por cento da produção esperada, ante 8 por cento há um ano e 20 por cento na média de cinco.
No levantamento do mês passado, a Safras havia registrado vendas de 15 por cento da produção futura.
A análise vê uma produção estável no próximo ano safra, a 119,787 milhões de toneladas. Levando esse volume em conta, o total já comprometido pelos produtores totaliza 21,49 milhões de toneladas.
Houve um aumento da demanda da China para a soja brasileira, devido ao conflito comercial entre o asiático e os Estados Unidos. A China está cobrando uma tarifa adicional de 25 por cento sobre as importações norte-americanas da oleaginosa.
Os importadores chineses de soja têm procurado cargas no Brasil, em um momento em que normalmente o comércio migraria para os EUA, pelos diferentes períodos da safra.
(Por Marcelo Teixeira)
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira