Investidores levam cana para usina, com receita nas duas pontas, e se protegem do risco, como na operação com a Clealco

Os canavicultores estão trabalhando em parceria com os investidores do mercado sucroalcooleiro, que compram a cana-de-açúcar e intercedem com as usinas que tem capacidade de moagem ociosa.
De acordo com o gestor da Hagro Capital, José A. de Sá Martins, esta operação verticalizada começou com uma demanda dos investidores do mercado sucroalcooleiro com relação à necessidade de originação produtos de etanol. “Isso foi mais especificamente no inicio da safra anterior, nos fomos procurados para estruturar uma originação desse etanol e identificamos uma oportunidade”, afirma.
Nesta operação verticalizada, os produtores recebem o pagamento de forma antecipada em que não tem o risco de não receber. No caso dos investidores, se tornam os donos da matéria-prima e do etanol e o açúcar.
Ainda segundo o gestor, a empresa é responsável por toda a estruturação da operação em que identificar os investidores é uma parte do trabalho para a originação de recursos. “Nas operações estruturadas ajudam a minimizar custos e amplificar o máximo das etapas e repartir os resultados com os players do processo e remunerar o investidor”, explica.
Atualmente, há uma operação inicial na região de Araçatuba/SP em que esse modelo ainda está sendo aprimorado. “Nós já estamos trabalhando a mais de um ano, essas hipóteses que identificamos foram todas confirmadas nesta localidade em que possibilitou a compra de uma cana mais barata e os produtores não tinham para quem entregar”, comenta.
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY