Dirceu Gassen: Seu trabalho mudou o perfil da agricultura brasileira, diz Paulo Vargas
Podcast
Entrevista com Paulo Vargas - Vice-Presidente do Sindicato Rural de Carazinho/RS sobre o Legado do Dirceu Gassen
Download
Na madrugada desta segunda-feira (03), professor e doutor em fisiologia de plantas, Dirceu Gassen, faleceu após sofrer uma parada cardíaca durante o tratamento contra o câncer. O especialista se destacou por ser um dos maiores entusiastas da agricultura brasileira.
Segundo o vice-presidente do sindicato Rural de Carazinho/RS, Paulo Vargas, todos sentem a perda do especialista e que a agricultura perdeu uma grande referência. “O Dirceu era o maior pesquisador entendido de plantio direto que eu conheço. Então, a gente vê o nível que esse homem chegou que era conhecido no mundo inteiro. Uma pessoa direta e simples como todos deveriam ser”, relata emocionado.
O especialista se preocupava com próximo e sempre estava disposto a compartilhar os seus conhecimentos com os agricultores. “Simplesmente, ele não media esforços para ajudar a todos. Para isso, buscava soluções e alternativas para o produtor rural fazer na propriedade”, comenta.
Dirceu iniciou a careira profissional como pesquisador Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e também trabalhou na Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto. “Ele mostrou que não adiantava falar de plantio direto, mas que era preciso entender do solo, da planta, do clima e dos insumos aplicados”, diz a liderança.
Leia também:
>> Morre Dirceu Gassen, um dos maiores pesquisadores da agricultura brasileira
0 comentário
Simples Nacional no Agro: será que continua sendo a melhor opção em 2027?
Ações europeias fecham na mínima em três meses com bancos sob pressão de alta nos rendimentos dos títulos
Produção de açúcar do centro-sul recuou 41,6% na 1ª quinzena de setembro, diz governo
MAPA informa abertura de mercados no Kuwait, Nicarágua, Síria e Bangladesh
Sistema FAEP defende revisão das regras envolvendo acesso a propriedade lindeira
Tabaco e diversificação movimentam R$ 23,2 bilhões nas propriedades produtoras