Japão e Coreia do Sul planejam retomar importação de petróleo do Irã em janeiro

Por Osamu Tsukimori e Jane Chung
TÓQUIO/SEUL (Reuters) - Refinarias do Japão e da Coreia do Sul querem retomar as importações de petróleo iraniano a partir de janeiro, depois de receberem isenções das sanções dos Estados Unidos a Teerã, disseram fontes próximas ao assunto.
O inesperado ressurgimento das importações de petróleo iraniano devido às isenções ajudou a empurrar os preços spot do petróleo cru e condensado do Oriente Médio para seu nível mais baixo em mais de um ano.
Em novembro, os Estados Unidos concederam isenções a oito países, permitindo-lhes importar um pouco de petróleo iraniano por mais 180 dias. O Japão e a Coreia do Sul estavam entre os cinco principais compradores de petróleo iraniano antes de interromperem as importações no terceiro trimestre por causa das iminentes sanções.
As refinarias sul-coreanas devem manter suas importações iranianas de petróleo em zero até o final do ano, e podem retomar os embarques no final de janeiro ou início de fevereiro, com os compradores em negociações com o Irã para assinar novos contratos, disseram fontes do setor.
"Eles querem obter o melhor preço e estão negociando com o Irã", disse uma fonte com conhecimento direto do assunto.
As fontes recusaram-se a ser nomeadas devido à sensibilidade do assunto.
(Por Osamu Tsukimori, em Tóquio, Jane Chung em Seul e Florence Tan em Cingapura)
0 comentário
Wall Street sobe com impulso de ações de tecnologia e dados de inflação fracos
Vale a pena insistir mais um pouco no acordo entre Mercosul e UE, diz Haddad
Ibovespa fecha em alta com endosso de Wall St e Brava em destaque
Dólar fecha estável com comentários de Galípolo e cenário político no foco
Von der Leyen diz aos líderes da UE que assinatura do Mercosul é adiada, dizem fontes
Discurso brando de Galípolo reduz força das taxas dos DIs