Argentina: com chuvas no campo, especialistas observam risco em potencial
Os meteorologistas confirmam que o verão da Argentina estará condicionado pelo El Niño, que trará chuvas entre normais e superiores ao normal para as zonas produtivas do país.
A previsão começa a se cumprir e as últimas chuvas registradas chegaram ao ponto de colocar os cultivos em risco. Neste marco, técnicos do Instituto Nacional de Tecnologia e Agropecuária (INTA) do país alertam os produtores para que estes sejam eficientes e reduzam as perdas que podem ocorrer.
Para Pablo Bollati, especialista do INTA, "há uma preocupação de que a superfície alagada aumente, a situação dos lençois freáticos fique pior e que as probabilidades de perda dos cultivos sejam maiores".
Grande parte da superfície se encontra plantada, mas, para aqueles que ainda estão realizando os trabalhos, o especialista recomendou que estes aproveitem as janelas oferecidas pelas condições climáticas para plantar. Ele também recomenda reduzir a profundidade de plantio da semente e aumentar em 15% a densidade do plantio.
Ele também recomendou que os produtores antecipem-se entre dois e três dias dos eventos de chuvas para realizar as tarefas necessárias, já que, por conta das descargas elétricas, o campo pode ficar intransitável.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Inmet mantém alerta vermelho para onda de calor no sudeste até dia 29
Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm alerta laranja para tempestades neste sábado (27)
Calor intenso marca o fim de semana no país; RS segue em alerta para temporais
Rio atmosférico já provocou 350 mm de chuva no Nordeste da Argentina
Após recorde de calor em SP, alerta de chuva forte segue nesta sexta-feira
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (26) para todo o Brasil