CNC atua para manutenção de descontos na tarifa de energia elétrica

Publicado em 15/02/2019 11:39
Conselho entende como inconcebível onerar os sistemas produtivos de café que adotam a irrigação

O Conselho Nacional do Café (CNC) realizou contatos com a base técnica da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), nesta semana, para obter apoio no sentido de revogar o Decreto No 9.642, de 27 de dezembro de 2018, que dispõe sobre a redução gradativa dos descontos concedidos em tarifa de uso do sistema de distribuição e tarifa de energia elétrica.

Segundo o presidente da entidade, Silas Brasileiro, a oneração da conta de energia elétrica, que será gradualmente crescente nos próximos cinco anos, impacta negativamente a competitividade da cafeicultura brasileira.

Brasileiro informa que a irrigação é uma tecnologia estratégica para sustentabilidade, qualidade, competitividade e avanço do market share dos cafés nacionais, que respondem por uma a cada três xícaras consumidas no mundo.

“Temos atendido à crescente demanda por nossos cafés com ganhos de produtividade, impulsionados por pacotes tecnológicos disponíveis, entre eles a irrigação. Não houve avanço em área cultivada, pelo contrário, esta vem se reduzindo nas últimas décadas, preservando o meio ambiente”, explica.

O presidente do CNC anota que, diante da irregularidade do clima nas regiões produtoras, com prolongamentos frequentes dos períodos de estiagem, o incentivo ao uso da irrigação é de extrema importância para garantia da produtividade dos cafezais, alta qualidade dos cafés colhidos e estabilidade do fluxo de oferta do produto nacional. “Por isso é inconcebível onerar os sistemas produtivos de café que adotam esta tecnologia”, conclui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário