Chuva intensa no Pará prejudica início da colheita da soja e atrasa final do plantio no estado
Podcast
Entrevista com Vanderlei Silva Ataídes - Presidente Aprosoja Pará sobre o Acompanhamento de Safra da Soja
Download
A safra de soja no Pará já começou a ser colhida em alguns pontos do estado. Porém, as fortes chuvas que caem na região atrapalham não só esses trabalhos de colheita, mas também o término do plantio. Segundo Vanderlei Silva Ataídes, presidente da Aprosoja do Pará, alguns agricultores só conseguiram terminar a semeadura na semana passada.
“Tivemos aqui em Paragominas, em uma noite só, quase 200 milímetros de chuva e isso foi o suficiente para alagar algumas lavouras da região. Alguns produtores que estão colhendo estão com dificuldades de colher seus grãos e começa a aparecer alguns grãos danificados. Torcemos para que, no início de abril, a chuva dê uma diminuída que vai ser o grosso da colheita”, diz Ataídes.
Diante desse cenário, o presidente da Aprosoja aconselha aos produtores ficarem atentos às previsões meteorológicas para aproveitar as janelas de colheita e realizarem a dessecação na hora correta.
O mercado para a venda da produção também não está favorável no momento. Os preços no Pará giram na casa dos 71/72 reais, um patamar que espreme as margens dos produtores, que já se preocupam com os preparativos para a próxima safra 2019/20, uma vez que os custos de produção seguem aumentando.
Confira a entrevista completa no vídeo.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto