Dólar recua ante real aguardando Guedes na CCJ para debater Previdência

Publicado em 03/04/2019 10:52

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar caía ante o real nesta quarta-feira, com o mercado focado na participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, em audiência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Às 10:26, o dólar recuava 0,35 por cento, a 3,8434 reais na venda. Na véspera, a moeda encerrou com recuo de 0,5 por cento, a 3,8569 reais na venda, a quarta queda consecutiva.

O dólar futuro caía cerca de 0,2 por cento.

Há grande expectativa em torno da ida de Guedes à CCJ, prevista para 14h, uma vez que agentes financeiros esperam obter mais sinalizações sobre a tramitação do texto e também sobre o relacionamento entre o ministro e os deputados.

"Independente de questões ligadas ao mérito da proposta que serão analisadas nas reuniões de comissão especial, é interessante observar como vai estar o clima entre o ministro e os deputados depois dos entreveros na semana passada entre o Legislativo e o Executivo", disse o operador de câmbio da Advanced Corretora, Alessandro Faganello.

Na véspera, o relator da Previdência na CCJ, deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), disse que os pontos da proposta que foram alvos de críticas, como as mudanças ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), devem ficar para a comissão especial, próxima etapa da tramitação.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), por sua vez, afirmou que essas questões criticadas, que incluem também a aposentadoria rural, não devem "sobreviver" à comissão especial, e avaliou que suprimir questões de mérito na CCJ, que julga a admissibilidade do texto, abre um "precedente perigoso".

Na avaliação do economista da Rio Bravo Investimentos Evandro Buccini, ver se essas mudanças citadas por Freitas e Maia irão ou não acontecer tem mais importância do que a participação de Guedes na CCJ, que não deve trazer grandes surpresas, segundo ele.

Enquanto Guedes vai à CCJ, o presidente Jair Bolsonaro retorna de Israel. Na quinta-feira, o presidente deve se reunir com parlamentares para engrossar as articulações em torno da reforma.

O otimismo no exterior diante dados positivos de Estados Unidos e China e avanços nas negociações comerciais entre ambos também ajudava no movimento de queda do dólar ante o real, já que alimentam o apetite por risco no exterior.

Na terça-feira, o assessor econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, afirmou que a expectativa é de que os países tenham mais progresso nesta semana e disse que há um certo otimismo.

A atividade do setor de serviços da China alcançou uma máxima de 14 meses em março, puxada por uma melhora na demanda doméstica e estrangeira, mostrou o PMI do Caixin.

O Banco Central realiza nesta sessão leilão de até 5,350 mil swaps cambiais tradicionais, correspondentes à venda futura de dólares, para rolagem do vencimento de maio, no total de 4,843 bilhões de dólares.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário