Chuvas de monções devem ficar dentro da média neste ano na Índia

Por Mayank Bhardwaj e Sudarshan Varadhan
NOVA DÉLHI (Reuters) - A Índia deve receber chuvas de monções dentro da média neste ano, informou o escritório meteorológico estatal nesta segunda-feira, o que deve apoiar a produção agrícola e o crescimento econômico na terceira maior economia da Ásia, onde metade das terras agrícolas carece de irrigação.
A temporada de chuvas de monções está prevista para atingir 96 por cento da média de longo prazo, disse o secretário do Ministério de Ciências da Terra, M. Rajeevan, em entrevista coletiva.
O Departamento Meteorológico da Índia (IMD, na sigla em inglês) define a precipitação como média, ou normal, quando alcança entre 96 e 104 por cento da média de 50 anos, de 89 centímetros para toda a temporada de quatro meses a partir de junho.
"No geral, espera-se que o país tenha um cenário bem distribuído de chuvas durante a temporada de monções de 2019, o que será benéfico para os agricultores do país durante a temporada de plantio de verão", disse o IMD em sua previsão.
A Skymet, a única agência privada de previsões meteorológicas do país, no início deste mês previu que as chuvas poderiam ficar abaixo do normal este ano.
As chuvas de monções, uma força vital para economia indiana de 2,6 trilhões de dólares, dependente da produção agrícola, chegam ao sul do Estado de Kerala por volta de 1º de junho e "deixam" o país pelo Estado do Rajastão em setembro.
(Reportagem adicional de Manoj Kumar em Nova Délhi e Rajendra Jadhav e Suvashree Choudhary em Mumbai)
0 comentário
Inmet destaca risco de chuvas intensas e granizo entre Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais
RS ainda permanece no radar por falta de chuvas e calor intenso; novo ciclone se forma e efeitos podem chegar ao PR
Calor e instabilidade aumentam o risco de chuva forte no Sul e Sudeste | Previsão 28/01/2026
Chuvas intensas se concentram entre Goiás e Minas, enquanto Sul enfrenta calor e tempo mais seco
Chuvas de fevereiro trazem alívio às lavouras, mas exigem atenção redobrada do produtor
Estiagem se amplia e preocupa produtores no RS e na Argentina; temperaturas estão se elevando