CCJ da Câmara aprova PEC do Orçamento impositivo

Publicado em 16/04/2019 08:13

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta segunda-feira a admissibilidade da PEC do Orçamento impositivo.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) segue agora para uma comissão especial antes de ser encaminhada ao plenário da Câmara.

A votação só foi possível após a aprovação de uma inversão de pauta na comissão, apoiada pela maioria da comissão, com o apoio da oposição, do centrão e até mesmo do partido do presidente Jair Bolsonaro, o PSL.

A PEC foi votada no lugar da reforma da Previdência, até então o primeiro item da pauta.

Já aprovado pela Câmara em uma votação que foi encarada como um recado ao governo que tentou imputar aos parlamentares a prática do que chama de “velha política” e “toma lá, dá cá”, o texto do Orçamento impositivo voltou à análise dos deputados após ser modificado no Senado.

A PEC torna obrigatória a execução de emendas parlamentares de bancada de Estados e do Distrito Federal, no montante de até 1 por cento da Receita Corrente Líquida (RCL) do ano anterior.

Prevê, no entanto, após o acordo que envolveu o governo, líderes de bancada do Senado e os presidentes das duas Casas Legislativas, um escalonamento até que esse patamar seja atendido --em 2020 seria de 0,8 por cento, e 1 por cento no ano seguinte.

O acordo também possibilitou a inclusão, no texto da PEC, de um dispositivo para impedir a proliferação de obras inacabadas. O trecho determina que as bancadas repitam as emendas até que as obras definidas como prioritárias sejam concluídas.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário