Governo e oposição da Venezuela mostram "boa vontade" em conversas na Noruega

Publicado em 29/05/2019 18:32

LOGO REUTERS

OSLO (Reuters) - A anfitriã e mediadora Noruega disse nesta quarta-feira que os enviados do governo e da oposição da Venezuela mostraram "boa vontade" em uma segunda rodada de conversas que visam resolver seu conflito de longa data, mas não houve avanço aparente.

Poucos detalhes emergiram sobre o contato entre o governo do presidente Nicolás Maduro e representantes do líder opositor Juan Guaidó, que se autodeclarou presidente interino alegando que o atual governo é ilegítimo.

    "As partes têm demonstrado sua boa vontade para progredir em busca de uma solução consensual e constitucional para o país, o que inclui questões políticas, econômicas e eleitorais", disse o Ministério das Relações Exteriores da Noruega.

    Em seu comunicado, o governo norueguês conclamou os dois lados a mostrarem discrição nos comentários públicos para não prejudicar o processo.

    A Noruega tem uma longa tradição de mediação de conflitos, mas encara uma tarefa árdua para resolver a crise da Venezuela, que se tornou um xadrez geopolítico no qual dezenas de nações ocidentais e latino-americanas reconhecem Guaidó, enquanto Rússia e China apoiam Maduro.

    O colapso econômico levou mais de 3 milhões de venezuelanos a emigrarem nos últimos anos, e os protestos políticos muitas vezes degeneraram em violência.

(Reportagem de Terje Solsvik)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário