Especialistas analisam o mercado da soja em função da evolução de plantio e o clima nos EUA
Mercado de soja voltou acima dos 9,00 para o Contrato julho e está agora com 13 cents de alta, depois de ter trabalhado em baixa durante a noite e abaixo dos 9,00. Muita chuva com baixas temperaturas nos estados do Leste, justamente onde tem as áreas mais úmidas e o plantio de soja atrasado. As previsões indicam chuvas acima do normal para essa região para os próximos 5 dias.
As previsões de longo prazo indicam temperaturas mais quentes e chuvas próximo do normal para os meses de julho, agosto e setembro, o que é considerado favorável às safras. Aqui se comenta que o plantio do milho ficará finalmente entre 94/95% da área original estimada e que o plantio da soja nesta semana irá evoluir para casa dos 88/91%. contra 77% da semana passada. Vamos esperar o relatório de segunda-feira às 17 horas.

É dado como certo pelo mercado, o encontro do presidente Trump e Xi Jinping no final da próxima semana, entretanto, tudo indica que será apenas mais um encontro entre os dois líderes mais importantes do planeta, mas que acordo mesmo e fim da Guerra Comercial, ainda vai tomar muito tempo para ser sacramentado.
Após a reabertura os fundos compraram 11 k de milho,8 k de soja, 4.2 de trigo, 4 k de farelo e 2 k de óleo. Os fundos ainda estão vendidos em soja, mas estão saindo das posições Short a cada dia. Os fundos estão comprados mais de 150 k de milho e vendidos cerca de 50 k de soja.
O mapa abaixo mostra menos chuvas que o de ontem, para Ohio, Indiana e Illinois. Mostra mais chuvas para Iowa, Minnesota e Wisconsin.

Segundo Marcos Araújo, da Agrinvest, esse é um período histórico da sazonalidade do preço da soja na Bolsa de Chicago. Isso se dá em função do clima nos EUA, em 35 anos o período de maiores preços do Bushel da soja, ocorre entre a segunda quinzena de junho até a primeira de julho.
Para Araújo, o momento é oportuno para fixar o preço futuro do Bushel da soja em lotes de 5% da sua produção nos próximos dias, iniciando hoje.
SH-20 cotado a $960,25
SK-20 cotado a $963,75
Deixar em aberto prêmio e o dólar.
Ele ressalta que no próximo dia 28/junho haverá a divulgação do relatório de estoques trimestrais e a revisão de área nos EUA. A soja pode ter um forte queda neste dia em função de que haviam 17,30 mmt de soja em trânsito “desaparecidas” para bater o número do estoque no dia 1 de março de 2019.
Araújo lembra ainda que nos dias 28 e 29 de junho haverá a reunião do G20 e a possibilidade de um acordo entre os EUA e a China. Mas diante de todo o excedente de soja nos EUA, não há certeza de uma forte tão alta assim.
Abaixo você confere algumas das últimas fotos enviadas por Ginaldo de Sousa, diretamente dos Estados Unidos:
0 comentário
Soja fecha em alta na CBOT após sessão volátil, mas impacto dos ganhos ainda é limitado no BR
Colheita da soja começa na região de Cascavel/PR com projeção de altas produtividades
Uso de bioinsumos eleva em mais de 8% a produtividade da soja no Paraná
Soja realiza lucros em Chicago nesta 4ª feira, após disparada na sessão anterior
Apesar de relatório neutro, soja fecha 3ª feira com altas de dois dígitos na Bolsa de Chicago
Anec eleva previsão para exportação de soja, farelo e milho do Brasil em fevereiro