EUA assinam com Brasil acordo para cooperação em projetos de infraestrutura

Por Anthony Boadle
BRASÍLIA (Reuters) - Os governos dos Estados Unidos e do Brasil assinaram nesta quinta-feira acordo de cooperação no financiamento de projetos de infraestrutura prioritárias no Brasil.
A assinatura do acordo ocorreu na presença do secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, durante uma conferência internacional sobre infraestrutura que contou com participação de executivos de multinacionais em Brasília.
Ross encorajou investimento de empresas no Brasil e se disse impressionado com a lista de projetos de infraestrutura que vão ser leiloados à iniciativa privada no país nos próximos meses.
"Eu ficaria menos nervoso de investir aqui do que em outros países", disse Ross, depois de comentar sobre a reticência de empresas norte-americanas em investir na América Latina diante de obstáculos que incluem travas burocráticas e alfandegárias e problemas de corrupção.
O acordo foi assinado pela chefe para o hemisfério da OPIC (Corporação de Investimento Privado no Exterior, na sigla em inglês), do governo dos EUA, Kristie Pellecchia. Do lado brasileiro, o documento foi assinado por Veronica Sanchez, secretária de coordenação de obras estratégicas e fomento do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
A OPIC dispõe de 60 bilhões de dólares em fundos para financiamento de projetos em mercados emergentes.
0 comentário
Gasolina inicia dezembro estável, enquanto etanol fica quase 2% mais caro, diz Edenred Ticket Log
Lula aparece com 41% no primeiro turno, Flávio Bolsonaro soma 23% e Tarcísio tem 10%, mostra Genial/Quaest
Índices europeus recuam, conforme investidores avaliam dados dos EUA; empresas de defesa caem
Mudanças na política cambial da Argentina deixam mais perto retorno aos mercados de dívida, dizem analistas
UE tenta salvar acordo com Mercosul e Parlamento Europeu endurece salvaguardas agrícolas
Aço Brasil corta previsão de produção para 2025; estima 32,4 mi de toneladas em 2026