Estudo da Rabobank aponta logística e beneficiamento como desafios para crescimento do mercado do Algodão no Brasil
Podcast
Estudo da Robobank aponta logística e beneficiamento como desafios para crescimento do mercado do Algodão no Brasil
Download
O estudo realizado pela a Rabobank aponta que o mercado do algodão no Brasil tem como desafios a logística e o beneficiamento. O banco holandês estima que o Brasil exporte nesta safra 1,35 milhões de toneladas de pluma e que daqui a dez anos o número fique próximo de 2,9 milhões de toneladas de pluma.
De acordo com o Analista da Rabobank, Victor Ikeda, na década de 80 e 90 o setor passou por uma crise devido à entrada da fibra sintética no mercado. “Isso levou uma mudança estrutural na cadeia do algodão e a produção migra para o Centro-Sul para o cerrado, na qual encontra condições climáticas e negócios favoráveis”, afirma.
Isso proporcionou que o Brasil retomasse em larga escala a produção e aumentasse a área cultiva com o algodão. “Neste sentido, é valido lembrar que na década de 80 o Brasil chegou a ser o segundo maior importador de algodão e acreditamos que nesta safra o país deve se consolidar como o segundo maior exportador de algodão”, comenta.
Com relação à produtividade, Ikeda salienta que o rendimento da produção do Brasil está muito próximo dos índices da Austrália, que é o maior produtor mundial. “A diferença é que produz 92% em área irrigada e o Brasil cultiva 95% em área de sequeiros”, relata.
Confira o estudo completo da Rabobank:
0 comentário
Algodão fecha em alta na Bolsa de Nova York com contratos impulsionados por fluxo técnico e fatores externos
Algodão inicia quarta-feira com leve alta em Nova York em meio a cautela do mercado
Algodão/Cepea: Preços seguem estáveis há 3 meses
Trigo fecha terça-feira em leve baixa na Bolsa de Chicago
Algodão fecha 3ª feira com leve queda em Nova York, após sessão de ajustes
Algodão abre em alta na Bolsa de Nova York nesta terça-feira