Chuva do final de semana anima produtores paranaenses e Deral estima próxima safra de soja em 19,8 milhões de toneladas
Podcast
Preparativos para a safra 2019/20 - Entrevista com Marcelo Garrido Moreira - Economista do Deral
Download
O Paraná recebeu boas chuvas neste final de semana e a animação dos produtores para realizar o plantio da próxima safra de soja 2019/20 aumentou junto. Segundo Marcelo Garrido Moreira, economista do Deral, a expectativa é de os trabalhos de semeadura possam começar logo após o término do vazio sanitário, aproveitando esta umidade do solo.
Após sofrer com a falta de chuvas durante a última safra, o estado deve ter um clima normal para o desenvolvimento das lavouras e os números do Deral estimam uma produção de 19,8 milhões de toneladas, cerca de 21% maior do que a última, o que de acordo com Moreira, seria uma retomada do patamar normal para o Paraná.
Os produtores aproveitam este momento também para fechar boas vendas antecipadas, se beneficiando do dólar alto e as incertezas quanto a safra americana e a Guerra Comercial entre China e Estados Unidos.
Para o economista, essa união de grande produção e boas oportunidades de venda são fundamentais para garantir a rentabilidade do produtor, ainda mais porque os custos de produção ficaram em torno de 16% mais caros no estado com relação à última safra, conforme dados levantados pelos Deral.
Confira a entrevista completa com o economista do Deral no vídeo.
Veja mais informações sobre o clima no Paraná:
0 comentário
Soja sente tombo de Chicago nos portos, mas dólar e demanda chinesa amortecem pressão no Brasil
Soja 26/27: chuva aperta janela no RS e exige precisão no plantio; especialista aponta estratégias para proteger produtividade
Soja despenca mais de 15 pontos em Chicago com pressão dos derivados; dólar limita impacto no Brasil
StoneX vê safra de soja 26/27 do Brasil em 183,36 mi t e menor exportação de milho em 25/26
Entrada da nova safra americana no mercado traz pressão sazonal sobre a soja de Chicago, mas clima do BR permanece no radar
Soja recua em Chicago nesta 5ª feira com China ainda limitando demanda dos EUA