Com chuvas do próximo final de semana, oeste e sul do Paraná já terão umidade suficiente para dar início à safra de verão
Podcast
Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo
Download
A previsão climática do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) trouxe boas notícias para os produtores do estado do Paraná. Com chuvas previstas para o próximo final de semana, oeste e sul do Paraná já terão umidade suficiente para dar início à safra de verão. “A próxima leva de chuva pode melhorar ainda mais a condição no Paraná”, afirmou Francisco de Assis – gerente do Inmet, em entrevista ao Notícias Agrícolas nesta segunda-feira (2).
Os produtores do Paraná têm autorização para iniciar o plantio já no próximo dia 10 de setembro. Tecnicamente o solo da região já tem condição de umidade para iniciar o plantio e, de acordo com Francisco, as previsões indicam que a chuva poderá ter continuidade no estado. “A próxima leva de chuva pode melhorar ainda mais a condição”, disse.
O final de semana teve pontos com chuvas em alguns estados do país. A região Sul foi o que registrou chuvas mais significativas, chegando a 70 milímetros em algumas cidades. Segundo Francisco, as condições de chuvas persistem até terça-feira (3) em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Em seguida, a frente fria se desloca ao oceano e uma massa de ar frio atinge o Sul do Brasil, podendo derrubar as temperaturas em grande parte do estado entre quarta e quinta-feira. Também poderá ocorrer geadas no Rio Grande Sul e na região da serra de Santa Catarina.
0 comentário
Área entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais tem alerta vermelho para chuvas acumuladas
Temperaturas passam a ficar mais amenas no RS a partir desse fim de semana
Frente fria reforça chuva persistente e eleva o risco no Sudeste | Previsão 06/02/2026
Inmet alerta para grande acumulado de chuva no litoral do Nordeste na próxima semana
Calor intenso eleva risco para safras gaúchas, diz EarthDaily
Temporais deixam sudeste em alerta para riscos de enchentes e deslizamentos de terra