Café: Atenções da próxima safra voltadas para estiagem em plena florada e ferrugem; colheita 19/20 finalizada
Podcast
Entrevista com Leonardo de Oliveira - Engenheiro Agrônomo sobre o Acompanhamento de Safra do Café
Download
A colheita da safra comercial 2019/20 de café do Brasil está praticamente finalizada em Minas Gerais, principal estado produtor do Brasil. As atenções para a próxima temporada já começaram com condições climáticas adversas prestes da florada e ferrugem. Região de Cássia (MG) está há mais de 50 dias sem chuvas.
O Notícias Agrícolas conversou nesta quarta-feira (12) Leonardo de Oliveira - Engenheiro Agrônomo, de Cássia/MG, para falar um pouco mais sobre a cultura do café na região. Segundo Leonardo a cidade de Cássia teve uma colheita com uma média de 132 mil sacas e a cidade de Ipiraci teve uma média de 305 mil sacas.
Segundo ele, houve uma quebra em torno de 15 a 20%, principalmente pelo índice de chuva mais alto do que o esperado. E também por uma maior incidência de doenças características da região. "Comprometeu muito a florada, frutos e folhas", afirma.
O produtor agora já começa a se preparar para a nova safra e a preocupação regional é exatamente com as condições metereológicas. "Nós temos muitas áreas há mais de 50 dias sem chuvas. Lavouras novas estão sentido muito a seca e lavouras velhas também sentem, já que tem sistema radicular superficial", explica.
Apesar das previsões não serem de chuvas significativas nos próximos dias, o engenheiro explica ainda que além de esperar pelas chuvas, o agricultor precisa estar atento às áreas que tem um índice elevado de ferrugem, para conseguir corrigir o problema o mais rápido possível. E utilizar ainda as ferramentas que estão disponíveis para aumentar a produtividade, como por exempo, fazer um estudo do subsolo.
Confira a matéria completa no vídeo acima
0 comentário
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado