Paraguai: Sul do País já começou o plantio da soja enquanto região norte aguarda volta das chuvas

O Paraguai vive duas realidades distintas em diferentes áreas da região produtora do país. Enquanto as localidades mais ao sul já iniciaram o plantio da safra de soja 2019/20, os produtores do norte ainda aguardam a retomada das chuvas para realizar a semeadura do grão.
Segundo o presidente da APS (Associação dos Produtores de Soja, Oleaginosas e Cereais do Paraguai), Eno Michels, as previsões apontam condições para iniciar o plantio após o dia 26 de setembro, quando as chuvas, que não aparecem desde o final de julho, devem retornar.
Apesar deste atraso, no ano passado o plantio já estava terminando nesta data, a expectativa dos produtores do país vizinho é de que o clima se estabilize a produção e produtividade possa retomar os bons patamares, após a queda de 40% registrada na última safra.
Michels destaca ainda que o preço de venda da soja atualmente está próximo dos US$ 18,00 a saca, um nível que garante lucro apenas para os produtores mais planejados, mesmo assim, não consegue possibilitar uma margem para reinvestimentos nas lavouras.
Na busca por mais possibilidades de negociações, a APS atua junto ao governo paraguaio na expectativa de que possa ser aberto um campo de relações com a China continental, o que possibilitaria a venda da soja diretamente do Paraguai para a potência asiática.
Confira a entrevista completa com o presidente da APS no vídeo.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto