China e EUA alcançam progressos substanciais nas negociações comerciais em Washington, diz Xinhua

Publicado em 12/10/2019 19:09
A Xinhua, agência estatal da China, publicou um comentário sobre as negociações comerciais no qual destaca que "a incerteza paira sobre muitas questões", o que exige que Pequim "permaneça paciente e mantenha sua compostura estratégica".

Washington, 11 out (Xinhua) -- A China e os Estados Unidos alcançaram progressos substanciais em múltiplas áreas após a nova rodada de consultas econômicas e comerciais de alto nível na quinta e sexta-feira em Washington, informou neste sábado a agencia estatal de informação da China, a Xinhua.

Sob a orientação do importante consenso alcançado entre os chefes de Estado dos dois países, os dois grupos de negociação realizaram discussões sinceras, eficientes e construtivas sobre os assuntos econômicos e comerciais de preocupação mútua.

A paciência e a compostura da China decorrem da estabilidade e resiliência de sua economia, que não 'entrou em colapso' sob medidas de pressão máxima, mas manteve uma taxa de crescimento de 6,3% no primeiro semestre deste ano, superando todas as outras grandes economias.

A paciência e a compostura da China residem em sua postura consistente de se opor resolutamente às guerras comerciais e de se apegar a negociações e cooperação em busca de acordos, que estão ganhando cada vez mais compreensão e apoio.

As duas equipes de negociação obtiveram progressos substanciais em áreas incluindo agricultura, proteção de direitos de propriedade intelectual, taxa cambial, serviços financeiros, expansão da cooperação comercial, transferência de tecnologia e solução de disputas.

As duas partes também discutiram o arranjo para as futuras consultas e concordaram em realizar esforços conjuntos para atingir um acordo final.

A delegação chinesa é chefiada pelo vice-primeiro-ministro chinês Liu He, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China e chefe da parte chinesa do diálogo econômico abrangente China-EUA. A equipe norte-americana é liderada pelo representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin.138466058_15708578616721n.jpg

O vice-premiê chinês Liu He, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China e chefe da parte chinesa do diálogo econômico abrangente China-EUA, participa da nova rodada de consultas econômicas e comerciais de alto nível junto com o representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin em Washington, nos EUA, em 10 de outubro de 2019. (Xinhua/Liu Jie)

China anuncia cronograma para elevar limites de propriedade estrangeira a empresas financeiras

Shanghai, leste da China. (Xinhua)138466054_15708578615151n.jpg

Beijing, 12 out (Xinhua) -- A China estabeleceu um cronograma claro para permitir a propriedade estrangeira total de empresas de serviços financeiros, anunciou na sexta-feira o regulador de valores mobiliários do país.

Os limites de propriedade estrangeira para empresas de administração de fundos serão aumentados a partir de 1º de abril do próximo ano, informou a Comissão Reguladora de Valores da China (CRVC) em um comunicado online.

Os limites de participação acionária para investidores estrangeiros atualmente enfrentados por corretoras serão descartados a partir de 1º de dezembro do próximo ano, indicou o comunicado.

As restrições à propriedade estrangeira de companhias de futuros serão eliminadas a partir de 1º de janeiro do ano que vem, anunciou a CRVC em um comunicado separado, acrescentando que as entidades estrangeiras já podem começar a registrar solicitações.

Em julho, o país anunciou uma ação para acabar com os limites de propriedade estrangeira de corretoras, empresas de administração de fundos e empresas de futuros em 2020, um ano antes do planejado originalmente, ao passo que o país segue acelerando sua abertura financeira.

China tirará da pobreza 95% da população carente até o final do ano

138465808_15708482616411n.jpg

Um aldeão carrega uma cesta de uvas na vila de Maanshan, distrito de Harqin, vidade de Chifeng, Região Autônoma da Mongólia Interior, norte da China, em 17 de setembro de 2019. (Xinhua/Liu Lei)

Beijing, 12 out (Xinhua) -- Cerca de 95% da população carente da China sairá da pobreza até o final deste ano, afirmou um alto funcionário nesta sexta-feira.

Mais de 90% dos distritos pobres serão retirados da lista de pobreza até o final deste ano, disse Liu Yongfu, diretor do Escritório do Grupo de Liderança do Conselho de Estado para o Alívio da Pobreza e o Desenvolvimento, em um seminário.

Com esforços incessantes até o ano que vem, o país eliminará a pobreza extrema em 2020, disse Liu.

A China realizou conquistas históricas na luta contra a pobreza nas últimas décadas, o que tornou o país o principal contribuidor para a erradicação da pobreza mundial.

Dados oficiais mostram que a China tirou da pobreza 13,86 milhões de pessoas nas áreas rurais em 2018, com o número de residentes carentes rurais caindo de 98,99 milhões no final de 2012 para 16,6 milhões no final de 2018.

Maior lago de água doce da China entra em período de estiagem mais cedo

138465809_15708482617351n.jpg

Foto aérea do Lago Poyang tirada em 9 de outubro de 2019, na Cidade de Lushan, Província de Jiangxi, no leste da China. (Xinhua/Hu Chenhuan)

Nanchang, 12 out (Xinhua) -- O Lago Poyang, o maior lago de água doce da China, situado na Província de Jiangxi, no leste da China, entrou em seu período de estiagem cerca de um mês e meio mais cedo em comparação com os últimos 60 anos.

O nível de água no Lago Poyang vem caindo recentemente devido ao menor volume de precipitações e de águas das torrentes.

Na manhã desta sexta-feira, o nível de água na Estação Hidrométrica de Xingzi estava abaixo da marca de 10 metros, o que significa que o período de estiagem deste ano começou 47 dias mais cedo do que a média de 1956 a 2016.

138465809_15708482617341n.jpg

Visitantes passeam no leito do Lago Poyang na Cidade de Lushan, Província de Jiangxi, no leste da China. (Xinhua/Hu Chenhuan)

O nível de água na Estação de Xingzi ficou aproximadamente cinco metros mais baixo do que o nível normal anual, e a estimativa é de que irá diminuir ainda mais de acordo com as previsões meteorológicos e de águas das torrentes

As autoridades meteorológicas da província pediram mais esforços na luta contra a estiagem, incluindo a aplicação de semeadura de nuvens para criar chuvas artificiais, visto que menos precipitações estão previstas para os próximos dias.

Preços dos produtos agrícolas sobem na China 

Beijing, 12 out (Xinhua) -- Os preços no atacado dos produtos agrícolas na China subiram nesta sexta-feira, de acordo com um relatório divulgado pelo Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais. 

Até às 14h00 de sexta-feira, o índice de preços atacadistas dos produtos agrícolas ficou em 113,35, uma alta de 0,39 ponto em relação ao dia anterior. 

O preço médio no atacado da carne suína aumentou 2,8% ante o dia anterior, para 41,6 yuans (US$ 5,88) por quilo, enquanto o dos ovos caiu 0,5%, para 10,48 yuans por quilo. 

O preço médio de 28 tipos de vegetais monitorados pelo governo subiu 1,6%, para 3,75 yuans por quilo, enquanto o de seis tipos de frutas caiu 1,3%, para 5,25 yuans por quilo. 

O índice é compilado a partir dos dados coletados em cerca de 200 mercados atacadistas agrícolas e é atualizado diariamente com base na média ponderada dos índices de preços de mercadorias, incluindo vegetais, frutas, produtos aquáticos, produtos de origem animal, cereais e óleo vegetal comestível.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Xinhua (agencia estatal chinesa)

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário