Estudo indica destaque do DF na produção de sementes de soja com alta qualidade
A produção de sementes de soja de alta qualidade ganha destaque como opção entre agricultores do Distrito Federal. Nos anos de 2017 e 2018, por exemplo, mais de 30% ou cerca de 27 mil hectares da produção total da região já era destinada a este segmento. O mapeamento foi feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no estudo Cenário da Produção, Comercialização e Logística de Semente de Soja no DF, publicado nesta segunda-feira (6).
A maior parte das sementes produzidas no DF, segundo o estudo, é destinada a produtores do Centro-Oeste, especialmente no estado de Mato Grosso. Isso porque a utilização de semente certificada contribui para a produtividade da lavoura e configura-se como um dos principais insumos na produção agrícola, e o DF, neste quesito, vem se destacando no cenário do agronegócio brasileiro, com a obtenção de índices superiores à média nacional, acima de 3.300 kg/ha.
As análises mostram ainda que a produção da leguminosa no Planalto Central não é muito expressiva em termos de volume, se comparada ao cenário nacional, algo próximo a 0,2% ou 250 mil toneladas. No entanto, a regularidade do clima aliada à adoção de modernas práticas agrícolas e de melhoramento genético, têm contribuído significativamente para o destaque na produção de sementes altamente produtivas.
0 comentário
Soja fecha em alta na CBOT após sessão volátil, mas impacto dos ganhos ainda é limitado no BR
Colheita da soja começa na região de Cascavel/PR com projeção de altas produtividades
Uso de bioinsumos eleva em mais de 8% a produtividade da soja no Paraná
Soja realiza lucros em Chicago nesta 4ª feira, após disparada na sessão anterior
Apesar de relatório neutro, soja fecha 3ª feira com altas de dois dígitos na Bolsa de Chicago
Anec eleva previsão para exportação de soja, farelo e milho do Brasil em fevereiro